O HPV, por ser uma doença que muitas vezes não apresenta sintomas ou sintomas que não são vistos facilmente, torna-se um pouco mais difícil de se prevenir. Visto que essa doença pode ser levar a câncer de colo do útero e no pênis, sua prevenção torna-se um fator importante.
Existem vacinas que preparam o organismo para combater os principais tipos de HPV: os tipos 16 e 18, principais causadores dos casos de câncer de colo de útero, e os tipos 11 e 6, presentes em grande parte dos casos de verruga. É importante ressaltar as vacinas só funcionam contra a infecção do vírus de só de alguns tipos de vírus (existem mais de 100) e não contra o câncer. A vacina é eficaz e felizmente foi recentemente incorporada ao SUS (Sistema Único de Saúde), pois antes ela era apenas utilizada pelo serviço privado, e passará a ser distribuída a partir de março de 2014.
Outra importante forma de prevenção bem eficaz é uso do preservativo durante as relações sexuais (incluindo sexo anal), já que os vírus é transmitido através da pele. Através do sexo oral é possível ocorrer a infecção também, tanto da boca para o órgão genital quanto do contrário. O uso do preservativo ajuda também no combate de outras DSTs, aumentando a importância do uso.
Para as mulheres, é importante fazer regularmente o teste de Papanicolau para a prevenção do câncer de colo no útero, porque caso tenha algo de errado é mais de fácil de tratar e evita maiores danos e desenvolvimento do câncer.
O contágio do vírus também ocorre através do parto, o que leva a mulheres portadoras do vírus optarem pela cesariana para não transmitir a doença para seus filhos.
Essas são as principais formas de evitar o HPV. Para mais informações sobre a doença, entre elas sintomas e tratamento fique de olho no blog.
Fontes: http://drauziovarella.com.br/sexualidade/hpv-papilomavirus-humano/
ResponderExcluirhttp://www.minhavida.com.br/saude/temas/hpv
http://saude.terra.com.br/doencas-e-tratamentos/como-saber-se-o-parceiro-tem-hpv-tire-11-duvidas,8f92495ffea6e310VgnVCM4000009bcceb0aRCRD.html